Você tem cuidado dos seus cinco sentidos?

15/08/2021

Se pensarmos por um instante que nascemos nús, sem dentes e de olhos fechados e que aos poucos nos desenvolvemos, isso somente poderia ocorrer em razão dos nossos sentidos básicos: visão, audição, tato, paladar e olfato.

Logo esses sentidos são as vias básicas de aprendizagem para qualquer comportamento, sentimento e até pensamento que produzimos.

Dentre eles a visão se destaca por permitir visualizar o perigo ou ameaça a uma maior distância, possibilitando a elaboração de um plano de ação pelo sujeito.

Depois da visão, a audição é a segundo sentido mais importante, pois representa a origem da fonte de informação sobre o mundo, ajudando a identificar o que está acontecendo em um ambiente, além de ser o responsável direto para o desenvolvimento da linguagem falada.

Talvez você ainda não saiba mas dentro dos ouvidos existe um liquido responsável também pelo equilíbrio, justificando tontura quando se levanta muito rápido ou quando apresenta infecções de ouvido.

Quanto a audição já está demonstrado que o uso de fone de ouvidos em volume excessivo realmente pode danificar e causar a perda da audição.

O paladar por sua vez embora ocorre em função dos botões gustativos responsáveis pela identificação dos sabores: doce, azedo, salgado, amargo e umami (gostoso), e também funciona em razão do olfato, o que justifica a perda de paladar quando você está resfriado.

Por fm, o tato pode ser explicado pelas sensações de temperatura, pressão e dor capturados pelos sensores presentes em nosso corpo, sendo interessante lembrar que a pele é o maior órgão de recepção sensorial do corpo.

Estudos realizados em laboratórios constataram que muito embora a percepção da dor seja subjetiva, existem variáveis que podem interferir nessa percepção. Participantes descansados avaliaram o mesmo estimulo recebido como menos doloroso, do que pessoas com medo, ansiosos ou depremidos (loggia, Mogil, & Buschnell, 2008).

Da mesma forma, ouvir música ou assistir filmes que melhorem o humor pode ajudar a pacientes a relaxar e minimizar a dor pós-operatória.

Ainda quanto a dor importante reconhecer que a dor é nossa aliada, pois indica que algo está errado em nosso corpo, assim pessoas que não possuíam a sensibilidade a dor, faleceram mais rápido, por não conseguirem identificar o que havia de errado com elas.

Portanto sendo os sentidos o principal meio de recebimento de informações do meio externo cuidar da visão e da audição, podem retardar o declínio cognitivo na terceira idade, permitindo o recebimento e reconhecimentos dos estimulos com um prolongamento da vida saudável.