Transtornos Mentais em Crianças

10/03/2023

Os três problemas de saúde mental mais comuns em crianças são ansiedade, depressão e TDAH.

 A ansiedade é caracterizada por uma tristeza ou preocupação duradoura que pode interferir na vida diária. 

A depressão é caracterizada por problemas para dormir ou comer, além de se sentir sem esperança em relação ao futuro. 

E o TDAH é uma condição que torna difícil para uma criança se concentrar nas coisas que está fazendo ou manter a atenção nas tarefas por longos períodos de tempo.

Os pais devem ficar atentos a sinais em seus filhos que possam indicar problemas de saúde mental, como problemas para dormir ou comer, dificuldade de concentração em tarefas e/ou agir de maneiras que pareçam fora do comum para eles. Eles também devem fornecer apoio para seus filhos que possam estar passando por essas dificuldades.

Principais sintomas 

Tristeza ou preocupação duradoura: As crianças que exibem esse sinal podem estar lutando contra depressão, ansiedade ou transtorno de estresse pós-traumático. Eles podem ter dificuldade em se concentrar na escola ou participar de atividades sociais.

Dificuldade para dormir ou comer: isso pode ser uma indicação de insônia, ansiedade ou depressão. Também pode apontar para um distúrbio alimentar, como a anorexia nervosa.

mudança repentina no apetite - só quer comer certos alimentos (seletividade alimentar) e não comer outros com alteração de peso:  aumento ou perda (sem o uso de dietas). 

Problemas na escola: Uma criança que tem dificuldade em se concentrar em seus estudos pode ter TDAH ou outras dificuldades de aprendizagem, como dislexia. Eles também podem ter problemas para fazer amigos se tiverem transtorno de ansiedade social (TAS).

Queixas físicas: Se o seu filho se queixar de sintomas físicos, como dores de cabeça e dores de estômago, sem qualquer outra razão, pode estar a sofrer de enxaqueca. Cansaço e fadiga: são dois sinais de que seu filho pode estar com enxaqueca.

Problemas  de relacionamento  - com amigos, escola ou outras atividades que antes eram apreciadas

Impulsividade - Agir de forma imprudente e fazer coisas perigosas sem pensar nas consequências 

Falta de interesse em atividades que antes gostavam

Aumento da raiva e irritabilidade

Sentir-se desamparado, sem esperança ou culpado pelo que está vivenciando.<br>

Choro excessivo e/ou demonstrações de emoção muitas vezes inapropriadas para a situação, como chorar às vezes aleatoriamente, birra, rir quando nada é engraçado ou ser excessivamente feliz.

mudança em sua personalidade, como ser retraído e se esconder dos familiares devido ao medo ou tristeza.

Na presença de qualquer um desses sinais é importante procurar a ajuda de profissionais da saúde para avaliação e tratamento.  Para obter mais informações sobre avaliação consulte www.avaliacaoneuropsicologicasp.com.br