Transtorno do Espectro Austista e seu tratamento

24/07/2021

O trabalho terapêutico, geralmente interdisciplinar, é intensivo e visa melhorar a autonomia do paciente, através:

  • da implementação de comportamentos desejados;
  • do  aumento da frequência de comportamentos desejados (sociais, acadêmicos ou verbais);
  • da redução dos comportamentos indesejados 

Um dos principais aspectos a ser observado no paciente é a sua comunicação, seja ela verbal ou não verbal, pois é de suma importância para as demais habilidades a serem desenvolvidas pelo paciente.

Dentre as áreas que se programam as intervenções, destacam-se:

  • área social objetivando uma interação social recíproca, através da manutenção do contato visual com o outro, interação, expressão da emoção e o compartilhamento do prazer.
  • comportamental  que tem por objetivo ampliar o repertório do paciente adequando-o a diferentes contextos, pessoas e demandas.
  • comunicação - o paciente desenvolve técnicas para aperfeiçoar o papel da comunicação e de como utilizá-lo para interagir com o outro e com o ambiente em que está.

Na área comportamental se buscará substituir os comportamentos considerados inadequados, ou seja, as estereotipias (movimentos repetitivos), birras e comportamentos auto lesivos, ampliar o rol de interesses do paciente para que possa desenvolver outras habilidades necessárias no seu dia a dia.

Da intervenção Precoce


Quanto antes se iniciar o tratamento melhores as chances de um desenvolvimento das habilidades necessárias ao paciente, pois acredita-se que todos os comportamentos são aprendidos pelo sujeito, inclusive os comportamentos inadequados, logo, iniciando o tratamento já nos primeiros meses de vida melhores serão as chances de se evitar que os comportamentos inadequados sejam aprendidos pelo sujeito., facilitando o tratamento.

A intervenção com ABA - Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis)


Para os analistas do comportamento, comportamento é qualquer ação que pode ser observada e contada, com uma frequência e duração, e que pode ser explicado pela identificação dos antecedentes (fatos ou eventos que ocorrem antes do comportamento) e de suas consequências (fatos ou eventos que ocorrem depois). Portanto, todos os comportamentos possuem uma função ou objetivo (conseguir algo). 

Desse modo o principal papel da intervenção comportamento é identificar qual a função do comportamento a ser modificado, compreendendo quando ele ocorre e  por que ele ocorre, possibilitando assim criar estratégias para atuar preventivamente (evitando que ele ocorra) ou alterando as consequências produzidas pelo comportamento inadequado, para que sua frequência seja reduzida, ou ainda para que sejam implementados comportamentos adequados. 

Importante destacar que o tratamento aos pacientes que encontram-se dentro do transtorno do espectro autista não se limita ao paciente, mas também envolve o treinamento dos pais e responsáveis pelo paciente para que possam praticar e desenvolver os treinos em seus lares, local onde se espera que a alteração comportamental ocorra e na presença de pessoas que estão em contato com o paciente.

Da avaliação em ABA

A avaliação dos métodos da Análise do Comportamento Aplicada pode ocorrer com o uso de instrumentos como o Portage e o VB-MAP e testes de que medem  medem a cognição, comunicação, funções motoras, adaptação e habilidades sociais.

O Inventário Portage Operacionalizado ajuda no mapeamento dos marcos do desenvolvimento e avaliação identificando as áreas do desenvolvimento e comportamentos alvo que devem ser foco de intervenção.

O VB-MAPP (mapa do comportamento verbal) possibilita acompanhar o desenvolvimento da linguagem do indivíduo desde o momento em que ele é não verbal (não fala) até o desenvolvimento de habilidades mais refinadas como leitura e escrita.

A avaliação em ABA pode utilizar ainda o método da pizza curricular que subdivide as habilidades a serem desenvolvidas em seis categorias:

  • habilidades academicas

  • habilidades sociais

  • habilidades motoras

  • linguagem (receptiva, expressiva e abstrata)

  • habilidades de brincar

  • habilidades de auto cuidado