Tipos de inteligência
Além da inteligência ou quociente de inteligência conhecido como Q.I. os especialistas identificaram a existência do Q.E. ou inteligência emocional, que pode ser até mais importante que a primeira, e somente pode ser adquirida através das experiências vividas ao longo da vida.
A inteligência emocional é uma importante habilidade que nos permite tomar decisões e interagir com as outras pessoas de modo mais apropriado, seja aplicando a empatia e nos colocando no lugar do outro, seja reconhecendo nossos sentimentos e frustrações permitindo assim buscarmos soluções mais adequadas.
Posteriormente em 1980 outro psicólogo de Harward desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas, incluindo capacidades que são importantes nas vidas das pessoas e que podem inclusive orientar as carreiras profissionais a serem seguidas.
INTELIGÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA - habilidade para o raciocínio dedutivo, para a compreensão de cadeia de raciocínios, além da capacidade para solucionar problemas envolvendo números
INTELIGÊNCIA LINGÜÍSTICA - habilidade para lidar com palavras nos diferentes níveis de linguagem, tanto na forma oral como na escrita. Sensibilidade aos sons, estrutura e significados e funções das palavras e da linguagem. É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir ideias.
INTELIGÊNCIA MUSICAL - capacidade de produzir e apreciar ritmo, tom e timbre; apreciação das formas de expressividade musical. Permite a organização de sons de maneira criativa, a partir da discriminação dos elementos musicais.
INTELIGÊNCIA ESPACIAL - capacidade de formar um modelo mental preciso de uma situação espacial e utilizar esse modelo para orientar-se entre objetos ou transformar as características de um determinado espaço.
INTELIGÊNCIA CORPORAL-CINESTÉSICA - capacidade de controlar os movimentos do próprio corpo é de manipular objetos habilmente. É a habilidade para usar a coordenação grossa ou fina em esportes, artes cênicas ou plásticas no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza.
INTELIGÊNCIA INTERPESSOAL - capacidade de discernir e responder adequadamente aos estados de humor, temperamentos, motivações e desejos de outra pessoa. Capacidade de dar-se bem com as outras pessoas, compreendendo e percebendo suas motivações ou inibições e sabendo como satisfazer suas expectativas emocionais.
INTELIGÊNCIA INTRAPESSOAL - acesso à própria vida de sentimento e capacidade de discriminar as próprias emoções; conhecimento das forças e fraquezas pessoais. Competência para conhecer-se e estar bem consigo mesma, administrando seus sentimentos e emoções a favor de seus projetos.
INTELIGÊNCIA NATURALISTA - perícia em distinguir entre membros de uma espécie, em reconhecer a existência de outras espécies próximas e mapear as relações, formalmente ou informalmente, entre várias espécies.
INTELIGÊNCIA PICTÓRICA - faculdade de reproduzir, pelo desenho, objetos e situações reais ou mentais.
Além de outras subespécies de inteligências o que devemos considerar é que utilizamos sempre uma ou mais dessas habilidades na solução dos problemas que enfrentamos e se soubermos quais nossos pontos fortes, melhor proveito poderemos obter com essa informação.
No site www.acaoemotivacao.com.br é possível fazer um teste e tentar descobrir quais as inteligências que estão mais desenvolvidas.