Rede de apoio? O que é? Para que serve?
Que o homo sapiens é um ser social ninguém dúvida. Que estamos mais que nunca conectados em nossas diversas redes sociais também não. Porém muitos de nós ainda não conseguimos desenvolver uma rede de apoio.
Segundo Rogers estudos demonstraram que uma das coisas mais úteis para combater o stress é construir uma rede social forte, constituída por membros da família e de amigos que realmente se preocupam consigo (p. 37 Autismo Compreende e agir em Familia, editora Lidel,2015).
Pesquisa desenvolvida por RAND Mdical Outcomes Social Support Survey criou algumas perguntas para avaliar se você possui uma rede de apoio adequada:
a) você tem alguém com quem pode contar para escutar quando necessita falar?
b) você pode recorrer a alguém que lhe de bons conselhos na situação atual?
c) você tem alguém em quem confiar ou com quem falar acerca de si e dos seus problemas?
d) você tem alguém com quem pode partilhar as suas preocupações e receios?
e) você pode recorrer a alguém que lhe mostre amor e afeto?
f) você tem alguém que o abrace?
Portanto, se você conseguiu responder afirmativamente para a maioria dessas questões então considere-se no caminho certo. Mas se não conseguiu não se preocupe, agora que sabe como você pode melhorar, basta começar a procurar essas pessoas para integrar a sua rede de apoio. Uma boa maneira de cultivar e alimentar o seu círculo de amigos e familiares é mantendo-se em contato com elas, busque pessoas que lhe façam sentir bem, que realmente o escute, que aumentem a sua confiança e autoestima e que sejam dignas de confiança e te envolva em comportamentos saudáveis. E a melhor forma dessa relação se estabelecer é ser também uma boa pessoa para essa amida, assim ambos poderão se beneficiar desse novo relacionamento.