Quais comportamentos familiares devem ser evitados e quais seus impactos nos filhos?
Conforme já observamos nos posts Parentalidade - Como ajudar o seu filho a ter sucesso, Como melhorar a desigualdade social no desenvolvimento das crianças? e Por que não se deve punir fisicamente as crianças? vimos a importância de um desenvolvimento saudável para que possamos desenvolver filhos saudáveis.
Porém quais comportamentos e situações negativas podem impactar negativamente no desenvolvimento dos nossos filhos:
Segundo James C. Coleman no livro A Psicologia do Anormal e a Vida Contemporânea 1 vol, 1973 as seguintes condições devem ser evitada:
O sentimento de rejeição aos filhos gera o sentimento de insegurança e isolamento, busca de atenção e comportamento hostil.
A superproteção por sua vez gera o comportamento de submissão, inadequação para tolerar a frustração e falta de responsabilidade por seus atos.
O perfeccionismo dos pais desenvolve o sentimento de culpa, autocondenação e autodesvalorização, uma vez que nunca serão bons suficientes..
A ausência de limites educacionais desenvolve o excesso de liberdade ligado a insegurança, agressividade anti-social.
A rivalidade entre os irmãos, por sua vez, produz a hostilidade direta, insegurança e falta de autoconfiança.
As desavenças conjugais produzem angustias, tensões, insegurança, e tendência de avaliar o mundo como algo perigoso e inseguro.
Portanto como pais precisamos sempre policiar nossos atos e condutas pois não há dúvida que nossas atitudes e valores são transmitidos a nossos filhos.