Hora extra online x Saúde Mental

07/08/2021

Nos últimos 18 meses o espaço de trabalho ultrapassou as fronteiras  e passou a integrar nossos lares, através do home office.

Através do trabalho em home office a vida pessoal e profissional se misturou, fazendo com que as pessoas ficassem mais horas conectadas do que normalmente fariam em seus empregos, portanto é importante compreender como lidar com o stress do home office.

A pesquisa

2.200 pessoas participaram de uma pesquisa e verificou-se que 21% dos participantes informaram que seus supervisores esperavam que eles respondessem ligações, emails ou mensagens fora dos horários de trabalho. Comparado com as demais pessoas  verificou-se que esse pequeno grupo estava emocionalmente exaustos e apresentavam constantes dores de cabeça, dores nas costas e que não estavam fazendo nada para proteger sua saúde mental.

O fato de não poderem se desconectar as pessoas não voltam ao estado de relaxamento, causando tensão em seus corpos, dores, problemas de memória, insonia, fadiga cronica, depressão e muito mais.

Mesmos as expectativas dos colegas geram os mesmos efeitos negativos das expectativas dos supervisores, portanto responder mensagens de trabalhos a noite, em finais de semana geram os mesmos efeitos negativos, gerando um sentimento de inadequação, ao se compararem com os demais funcionários que praticam essas atividades fora de horário.

Estudo realizado em maio de 2021 descobriu que pessoa que trabalham mais de 55 horas por semana possuem 35% de chance de ter um infarto e 17% possuem pré-disposição para ter doença cardíaca, sendo o stress um grande fator de risco. 

Outra hipótese levantada no estudo é que morar e trabalhar no mesmo local pode trazer problemas de planejamento das atividades diárias, pois sem a estrutura física do emprego, a pessoa se sente mais estressado e propensa a trabalhar mais horas, impedindo que a pessoa recarregue sua energia,   curta o seu dia, se exercite e tenha hobbies.

Dicas para reduzir o stress das longas horas conectados


  • Deixe claro para supervisores e colegas que mensagens urgentes podem ser realizadas fora do horário de trabalho e de preferência por telefone, não se condicionando a consultar seus celular regularmente em busca de novas mensagens ou emails.
  • Tenha um local separado para voce trabalhar, ainda que seja dentro de casa, mas evite esse lugar nas horas que voce não estiver trabalhando.
  • crie rotinas para ajudar a identificar quando voce estiver trabalhando e estiver em descanso (uso de música, leituras, exercícios físicos, etc)

..