Dicas para acalmar uma criança autista ou com comportamento explosivo
Quando crianças autistas começam a se sentir sobrecarregadas, pais e professores estão sempre em busca de dicas sobre como acalmar uma criança autista. Já que os comportamentos associados ao autismo podem variar, pode ser complicado descobrir as melhores estratégias de calma.Os comportamentos podem variar desde recusar ouvir e participar até comportamentos autolesivos que podem prejudicar outros. Alguns comportamentos só acontecem em casos extremos, mas cada um é diferente e responderá de forma distinta.
Nem todas as dicas e truques funcionam para todos, mas se houver ao menos uma que torne o dia mais tranquilo, isso pode ser extremamente útil para os pais e a criança. Aqui estão nossas 10 dicas sobre como acalmar uma criança autista.
1. Crie uma Rotina Calmante
Quando a criança sabe o que esperar quando vai a algum lugar, isso pode fazer a diferença para ela e para sua experiência. Algumas pessoas autistas sentem que perdem o controle do dia ou até da situação quando não sabem o que esperar.
Ter uma rotina ajuda a proporcionar a atividade calmante e familiar que a criança pode precisar para se sentir segura.
2. Aprenda sobre os Benefícios da Respiração Profunda
Se uma criança está passando por sobrecarga sensorial, aprender a respirar fundo, segurar e exalar lentamente pode ajudá-la a liberar tensão e focar no ritmo da respiração.
Isso é uma forma saudável de a criança se reorganizar. Enquanto foca em desacelerar a respiração, ela pode começar a se sentir calma e relaxada.
3. Crie um Kit Sensorial
Uma das chaves para prevenir crises autistas pode ser fornecer à criança um brinquedo sensorial favorito ou um animal de pelúcia que ajude a acalmá-la em momentos potencialmente estressantes.
Alguns brinquedos sensoriais podem incluir:
- um animal de pelúcia favorito,
- brinquedos fidget como um spinner,
- fone de ouvido com cancelamento de ruído,
- um cronograma visual ou história social que fornece um layout de eventos
4. Ofereça à Criança um Local Tranquilo
Isso pode ser um lugar especial na sala de estar, no quarto dela, na sala de aula ou em qualquer outro lugar que possa ser opressivo para a criança.
Essas áreas tranquilas são locais seguros onde a criança pode ir quando estiver sobrecarregada e brincar com um brinquedo sensorial, descansar ou realizar outra atividade calmante que a ajude.
5. Fique Atento a Qualquer Gatilho Conhecido ou Novo
Pode haver uma atividade que os pais e cuidadores saibam que causa crises na criança autista. Tente evitá-las ou tenha atividades calmantes preparadas para ajudar a guiar a criança pela experiência.
Se um pai percebe que uma criança está tendo um acesso de raiva e não tem certeza
do motivo, pode ser um novo gatilho que a criança não tinha antes. Pais e cuidadores podem anotar esses novos gatilhos para ajudar a evitá-los ou estar preparados caso eles ocorram novamente.
6. Considere Usar Cobertores e Almofadas com Peso
Se uma criança está tendo dificuldade para dormir ou ficar parada, seu sistema sensorial pode estar sobrecarregado ou buscando entrada sensorial.
Cobertores e almofadas com peso ajudam a fornecer a pressão que a criança deseja. Os pais podem comprar ou fazer seu próprio cobertor com peso para seu filho.
7. Use Reforços Positivos
Se um pai tem alguma forma de reforço positivo que funcionou com seu filho antes, como um pacote de lanche de frutas, isso pode ajudar a acalmar a criança e mantê-la calma.
8. Mantenha em Mente a Capacidade de Desenvolvimento da Criança
Pode ser desafiador para os pais planejar uma atividade para o filho. A maioria das atividades tende a ser planejada com base na idade e no nível de escolaridade.
Os pais podem ter dificuldade em encontrar uma atividade apropriada quando a capacidade de desenvolvimento da criança difere de sua idade. Pesquisar online e conversar com outros pais pode abrir possibilidades de atividades que os pais podem não conhecer.
9. Preste Atenção na alimentação
Existem diferentes dietas que os pais podem considerar para seus filhos. Certos alimentos podem fazer com que a criança tenha níveis mais altos de energia. Estes podem incluir açúcar e bebidas que contêm cafeína. Se os pais puderem limitar esses doces e guloseimas, isso pode ajudar a criança a manter a calma, o que de outra forma pode ser difícil.
10. Tente Manter a Calma
Manter a calma durante uma crise autista é crucial. Isso ajuda os pais a avaliar se dar espaço para a criança ou manter uma voz calma pode ser benéfico para ensinar o pequeno a responder de forma calma também.
Esta é também a forma mais segura de interagir com a criança. Quando o pai está calmo, ele pode avaliar melhor as necessidades da criança e mantê-la segura e tranquila.
Quais são Algumas Situações que Podem Causar Desconforto para uma Criança Autista?
Assim como em qualquer situação, cada um é diferente e responde a estímulos diferentes. Seja ambiental, físico ou outro, pode ser difícil para eles deixarem os outros saberem sem ter reações intensas, o que pode ser quando as crises ocorrem.
Os pais conhecem seus filhos melhor e podem ser os que observam e anotam quais tipos de ambientes seus filhos gostam. Por causa disso, eles geralmente podem identificar os primeiros sinais de alerta de uma crise da criança.
Às vezes, simplesmente remover a criança do ambiente, como um parque, pode ser suficiente, e não há necessidade de retornar. No entanto, ter uma estratégia para quando a criança não pode sair ou evitar situações como uma visita ao médico pode tornar a visita um pouco mais tranquila.
Quando os terapeutas ocupacionais, por exemplo, se deparam com casos em que seu cliente autista está exibindo comportamentos que interferem no tratamento, eles tentam descobrir qual pode ser a causa raiz.
Quando uma criança está passando por sobrecarga sensorial devido a problemas de processamento sensorial, o terapeuta pode anotar o que pode estar causando a sobrecarga.
Terapeutas ocupacionais são treinados para acalmar uma criança autista, fornecendo diferentes intervenções sensoriais e integração sensorial para ajudar a criança a aprender estratégias de enfrentamento.
Algumas atividades que podem causar uma resposta intensa de uma criança autista podem incluir, mas não estão limitadas a:
- Ruídos súbitos e altos
- Luzes brilhantes
- Cores vivas
- Grande número de pessoas
- Muitas atividades acontecendo ao mesmo tempo
- Pessoas próximas à criança que ela não conhece
- Cheiros desconhecidos ou que a criança não gosta ou acha opressivos
- Alimentos que a criança não gosta
- Animais desconhecidos
A Preparação é a Chave
Muitas crianças autistas têm respostas diferentes a situações estressantes. Se pais, professores e profissionais tiverem seu próprio kit preparado para ajudar a criança a se acalmar, isso pode ajudar a criança naquele momento e ao longo de sua vida.
Ensinar estratégias de calma à criança ajuda-a a se sentir segura e a aprender a se acalmar. Reconhecer que o comportamento da criança comunica suas necessidades pode preparar pais e filhos para o sucesso.