Como reduzir o estresse do dia a dia?
A primeira coisa que precisamos ter em mente é que o estresse é algo positivo. Isso mesmo, por mais que pareça estranho o estresse é o responsável por diversas funções fisiológicas realizadas por nosso corpo.
Obviamente há limites bons e ruins de estresse. Como já abordados no post sobre horas extras e pandemia os níveis de estresse sobem e descem ao longo do dia, conforme realizamos nossas atividades diárias, mas restabelecer esse nível a um patamar baixo é fundamental para a recuperação das nossas energias e para nosso bem-estar físico, psíquico e emocional.
Estudos recentes estão demonstrando que a realização da meditação ou mindfullness contribui bastante para esse equilíbrio. Um grupo de voluntários monitorados durante dezesseis semanas conseguiu reduzir a pressão arterial e até mesmo o colesterol através da meditação transcendental (Paul-Labrador et al., 2006).
Um outro benefício extra adquirido pela meditação foi o aprimoramento da atenção, uma das funções executivas importantes para o desempenho de diversas atividades intelectuais.
Estudos que ainda estão sendo realizados estão tentando demonstrar que o hábito da meditação pode alterar o humor do seus praticantes e ainda preservar o funcionamento cognitivo à medida que as pessoas envelhecem, melhorando significativamente a sua saúde.