Como melhorar a desigualdade social no desenvolvimento das crianças?
Sabemos que somos seres sociais, isto é, dependemos dos outros para nossa sobrevivência. E essa dependência também interfere em nosso desenvolvimento. Como já abordamos no post O que está por de traz da nossa individualidade? somos constituídos de genes (parte genética decorrente dos 23 pares de cromossomos que recebemos de nossos pais), porém sofremos a influência direta do meio onde vivemos, o que pode fazer com genes existentes em nosso organismo se ative ou desative. Além dessas influências ambientais, não poderíamos deixar de pensar nas demais diferenças externas que também interferem em nosso desenvolvimento. Obviamente nascer em um lar familiar com renda adequada proporcionará diversas oportunidades que não estarão ao alcance de outras pessoas menos favorecidas. E a ausência dessas oportunidades também causaram impacto em nossos desenvolvimento.
Contudo, o que muitas pessoas não sabem que a melhor forma de reduzir essas diferenças gritantes é a psicoeducação na parentalidade, ou seja, trazer aos pais informações necessárias para que possam estar presentes na vida de seus filhos e fazer com que eles se sintam amados e acolhidos, como também já relatamos no post Parentalidade - Como ajudar o seu filho a ter sucesso
Tal informação foi comprovado por Wyman et al 1999 que a diferença esta em pais dedicados e envolvidos, mesmo que provenientes de famílias menos favorecidas, sem pais casados, e ainda por cima vítimas de negligência familiar a competência e a qualidade da paternidade são os sinais prognosticadores mais sensíveis da condição socioeconômica mais facil de estabelecer entre as crianças (extraído do livro O desenvolvimento da pessoa da infãncia a terceira idade, Kathleen Stassen Berger LTC 5 edição, 2003 p. 8)