Como diferenciar conflitos neuróticos e normais, seus sintomas psicológicos e físicos?

31/08/2021

Todos já ouvimos a expressão neuróticos e a utilizamos em nosso dia a dia, mas qual seria o seu impacto ou características?

Neurótico ou psicótico são duas modalidades de personalidades desenvolvidas ao longo do desenvolvimento da pessoa que as distingue das pessoas normais. Vale ressaltar que na visão de alguns psicanalistas nenhum de nós é normal, e isso se daria por estarmos vivendo todos na mesma sociedade. Logo, se a sociedade é doente, nós só poderíamos ser doentes. E assim o conceito de normal seria cada vez mais rebaixado para que pudesse incluir o maior número de pessoas.

Basta fazemos também uma outra análise comparativa, se você fizer uma pesquisa na internet descobrirá que antigamente o nível normal de glicose no sangue para que uma pessoa fosse considerada diabética é diferente da quantidade atual. Ou seja, comparando os dois resultados teríamos que uma pessoa seria considerada saudável aos parâmetros antigos e pré-diabético atualmente. O mesmo já ocorre com a pressão arterial e outros biomarcadores.

Logo evidencia-se que nossos hábitos não saudáveis estão comprometendo nossa saúde e por consequência alterando os conceitos de normalidade.

Para a Prof.. Sonia del Nero a identificação entre um conflito interno neurótico pode ser identificada na tomada de decisão, pois uma pessoa considerada normal ao tomar uma decisão avalia as opções que possui ponderando seus pontos positivos e negativos, enquanto em um conflito neurótico a pessoa avalia duas situações totalmente opostas porém que ele não deseja, ou seja, não quero ir para escola e não quero ficar em casa.

Assim a pessoa normal ao escolher entre duas opções aceita a renúncia de uma delas em prol da outra, enquanto que a pessoa neurótica sequer tem a condição de escolher algo que deseja, apenas duas coisas que não deseja e que  são distintas entre si, gerando medo, pânico ou desorientação.

Normalmente a pessoa neurótica pode ter medo de sua própria agressividade e do seu próprio desejo, assim como ele tem muita dificuldade em relação à satisfação de suas necessidades pulssionais, as condutas agressivas acabam emergindo em sua vida como uma inversão da agressividade, ex: ironia, sarcarmos, implicância, incoerências e autopunição.

Como o indivíduo neurótico é dominado por sentimentos de inadequação e por uma insegurança que sempre o deixa com uma forte sensação de fraqueza interna, ele esta sempre em busca da companhia de outras pessoas para sentir-se mais forte e obter apoio, sempre em busca da aprovação e afeição e a segurança que lhe falta em si mesmo.

Portanto algumas sintomas psicológicos dos indivíduos emocionalmente imaturos são:

- sentimentos de inadequação;

- insegurança;

- necessidade de companhia;

- necessidade  de apoio, aprovação, afeição e segurança;

- ansiedade ou angústia crônicas:

- infelicidade;

- reações exageradas em relação a pequenos aborrecimentos;

- rigidez e inflexibilidade interna;

- dificuldade de avaliar objetivamente  a realidade;

- desânimo constante;

- fobias;

- dificuldade de tomar decisões;

- medo de cometer erros e de ser castigado;

- irritabilidade generalizada;

- sentimentos de culpa;

- pânico;

- pensamentos repetitivos de cunho repsulsivo, imoral e aterrorizante;

- atos compulsivos;

- elevados padrões de integridade;

- perfeccionismo;

- rigidez moral e crítica;

- crises depressivas;

Sendo que tias sintomas podem produzir os seguintes sintomas somáticos no corpo do indivíduo:

- náuseas e enjôos;

- insônia ou apetência excessiva;

- taquicardia;

- elevada pressão arterial;

- dificuldades para respirar;

- tremores nas mãos e lábios;

- sudorese excessiva;

- tonturas;

- tensão muscular no pescoço e ombros;

- dificuldade de digestão;

- diarréia branda ou crônica;

- micção frequente.


Todos esses sintomas aparecem como resultado da própria imaturidades emocional do indivíduo que, pela sua fragilidade egóica,  o induz a ter, em maior ou menor grau, dificuldade de adaptação em relação a si mesmo e aos fatos da vida e assim alguns desajustamentos. Portanto ao se desenvolver como adolescente e adulto e as situações pessoais ou sociais tornarem-se mais difíceis de serem  vividas e maneira equilibradas por exigirem maior maturidade e responsabilidade esses sintomas podem se agravar.

Assim  uma das finalidades da psicanálise é entrar no interior do sintoma para descobrir o seu significado para que, com isso, a pessoa possa tornar consciente a verdade de seus desejos e de suas intenções.