Como aprendemos algo?
18/08/2021
A aprendizagem é uma mudança relativamente permanente no comportamento, resultante da experiência.
Essa ideia surgiu de Johm Locle no século XVII, quando considerava que a criança ao nascer nada sabia e que tudo era aprendido através das experiências. Assim com os estímulos corretos e ambiente correto seria possível transformar qualquer ser humano em um profissional de sucesso ou em um criminoso, através da aprendizagem e uso de estímulos.
Pesquisadores descobriram que existem três tipos de aprendizagem: a aprendizagem associativa , a aprendizagem não associativa e a aprendizagem por observação.
A aprendizagem não associativa é apenas uma resposta a um estimulo direto, como por exemplo correr ao ouvir o sinal de incêndio.
A aprendizagem associativa envolve a relação entre duas informações, como por exemplo associa o alimento a algo prazeroso, ou uma atividade qualquer como repugnante.
Já a aprendizagem por observação como o próprio nome diz decorre da observação do comportamento de outra pessoa, seja presencialmente seja através da internet (como fazer algo, montar algo ou adquirir uma nova habilidade).
No caso da aprendizagem não associativa podemos observar dois fenômenos: habituação e sensibilização. Na habituação o estimulo passa a não gerar mais resposta (alteração de comportamento) pois já não é mais interessante (ex. o barulho externo de uma obra, no início pode incomodar, mas ao passar do tempo seus efeitos já não causam impacto. Já a sensibilização gera o efeito contrário, altero meu comportamento diante da presença desse estimulo, por exemplo um cheiro forte de algo queimando.
A aprendizagem por associação representa uma associação entre dois estímulos, sempre que um estimulo surge, ele desencadeia outro estimulo , o que recebeu o nome condicionamento clássico. Outra forma de associação ocorre quando associação um comportamento a uma consequência (condicionamento operante), sendo que essa consequência modifica o próprio comportamento. ex. se eu fizer algo bom receberei um elogio, se fizer algo ruim receberei uma bronca.